21 de maio de 2013

Temor






“Então Jeremias disse a Zedequias: Assim diz o SENHOR, Deus dos Exércitos, Deus de Israel: Se voluntariamente saíres aos príncipes do rei de babilônia, então viverá a tua alma, e esta cidade não se queimará a fogo, e viverás tu e a tua casa.
Mas, se não saíres aos príncipes do rei de babilônia, então será entregue esta cidade na mão dos caldeus, e queimá-la-ão a fogo, e tu não escaparás da mão deles.
E disse o rei Zedequias a Jeremias: Receio-me dos judeus, que se passaram para os caldeus; que estes me entreguem na mão deles, e escarneçam de mim.” 

Jeremias 38:17-19



Há alguns dias atrás, durante uma aula que eu assistia, a professora criticou as igrejas evangélicas. Honestamente aquilo me revoltou. Não pela crítica em si, afinal ela tem todo direito de pensar o que quiser, mas, pela falta de ética, pois em nenhum momento ela pensou nos alunos evangélicos que ela tinha dentro daquela sala. Tornou-se mais um daqueles tipos de situação onde geralmente os evangélicos sorriem amarelo e baixam a cabeça.

Não consegui ficar calada. Talvez tenha me excedido um pouco ao opinar sobre a Igreja Católica, mas, sinceramente, não me arrependo. Não que eu ande por aí ofendendo os católicos, até por que tenho amigos católicos e até espíritas, e nunca brigamos por “religião”. Mas como querem exigir respeito se não respeitam?

Como essa situação descrita acima se encaixa no que quero dizer hoje? Temor! Tanto os versículos bíblicos, quanto a história que me aconteceu remetem ao temor, porém, nem sempre o temor correto.

A quem devemos temer? A DEUS! Porque então tantas vezes fazemos como o rei Zedequias, preferindo temer aos homens do que a DEUS? A quem é mais inteligente temer? Porque temer ao medo, a dúvida, as pessoas, a si mesmo ao invés de temer a DEUS?

O que é temor? É respeito; zelo. O que é respeito? É o que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis (que desagradam) a alguém, ou melhor, desagradam a DEUS. Quando agimos em prol do nosso orgulho, dúvidas, medos, vontades, estamos tendo temor a nós mesmos e caso queira saber no que isso dá, leia o capítulo 38 do livro de Jeremias por completo, e você descobrirá o fim do rei Zedequias e de todos aqueles que preferem temer a si mesmos.

Certo ou errado, eu preferi agradar ao meu DEUS e enfrentar aquela situação. E isso tem de se estender por toda nossa vida, a todo momento.

A quem temos temido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário