18 de novembro de 2017

Ajudar






Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.”
Provérbios 9:8



Algumas vezes quando vezes escrever, tenho até vontade de rir diante de cada situação que temos que enfrentar nessa vida. Mas, como tudo coopera, o que importa é a lição que posso tirar de cada batalha vencida.


Em uma das últimas aulas que tive essa semana, a professora decidiu fazer um sorteio para distribuir os assuntos que seriam apresentados em seminários, em duplas. Dentre o grupo de pessoas que sentam próximo a mim nas aulas, duas garotas formaram uma dupla e escolheram o papelzinho. Contudo, não se agradaram da escolha e devolveram o papel à professora sem dizer que número haviam tirado.

Depois, ficaram tentando dialogar com a professora para escolher outro assunto, e a mesma estava ali tão agoniada com a divisão dos assuntos que sequer prestou atenção no que havia acontecido.

Foi quando dois alunos que também sentam ao meu lado, um rapaz e uma garota, começaram a criticar nossos colegas e reclamar pelo que haviam feito e eu caí na burrice de entrar no bolo. Falei às duas garotas que aquilo era errado e que um político corrupto não começou enviando milhões para Suíça, mas sim errando em pequenas atitudes. Falei até a professora que elas haviam tirado um assunto e esconderam, mas ela preferiu relevar.

Ah, se arrependimento matasse! Uma das moças ficou uma fera comigo (como se somente eu tivesse dito algo) e questionou se eu era a “madre teresa de calcutá”. No fim, pedi perdão a elas por minha intromissão, não tinha a intenção de chatear ninguém. Ainda que não seja a madre, isso não me impede de fazer o que é certo, mas cada um com suas escolhas. Não sou juíza da vida de ninguém.

Foi aí que lembrei do provérbio bíblico que inicia este post. Não somos perfeitos, ainda que o sejamos ao olhos do SENHOR, pelo nosso esforço. Por isso, não devemos julgar nem condenar ninguém. Além de tudo, não adianta querer ajudar quem não quer ser ajudado. Você só atrai confusão e incompreensão.

Não posso mudar as pessoas na força do meu braço, ainda que queira ajudar. Cada um tem seu tempo e infelizmente há aqueles que não o tem de jeito nenhum. Deixemos que cada um arque com suas escolhas. Devemos ajudar aqueles que buscam por ajuda, reconhecendo que precisam da Aliança com DEUS e da direção do Espírito Santo.





Foto extraída de: https://pixabay.com/pt/aventura-altitude-bra%C3%A7o-ajuda-1807524/

Nenhum comentário:

Postar um comentário