21 de dezembro de 2014

Verbos e a ação







“Ao Senhor teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás.”


Deuteronômio 10:20



Ao ler a Bíblia, eu sempre divido minha leitura entre um livro do novo e do antigo testamento. Recentemente, ao ler o livro de Deuteronômio me deparei com esse versículo.


Essa passagem bíblica, simples, direta e pequena, faz parte de um capítulo intitulado “Exortação à obediência” onde o povo de Israel que estava atravessando o deserto foi exortado ao adequado comportamento para com DEUS. Temos aí, nesse simples versículo, um verdadeiro manual do que DEUS quer de nós e de como manter um correto Relacionamento com ELE.

Verbos indicam ação, por isso fui atrás no dicionário do significado de cada um dos verbos que encontramos nesse versículo, seguindo a ordem de aparecimento de cada um deles.

Vamos por partes. Primeiro, temer. Temer é ter temor. Temor é reverência, que por sua vez significa ter consideração. Consideração é respeito, ou seja, temor é respeito. Em primeiro lugar tenho de ter respeito para com o meu DEUS. Quer dizer pensar nEle antes de fazer qualquer coisa. Permanecer no caminho que O agrada, me afastando de tudo que O desagrade e envergonhe. Respeito a quem amo. Se O amo, então...

Servir. Entre tantos conceitos os que mais me chamaram atenção definem servir como auxiliar, ajudar, ser útil e vantajoso. Tenho de auxiliar a obra do meu DEUS, nos meus dízimos e ofertas. Como diz o Bispo Macedo, fomos salvos para salvar. Além disso, devo ser uma videira frutífera, multiplicar os talentos, enfim, o servo ou Filho de DEUS que o ama e respeita sabe que deve levar outras pessoas a receberem a salvação que recebeu, conhecendo o DEUS que conheceu.

Chegar. Nascer, igualar-se, aproximar-se. Como amar e respeitar a DEUS, como serví-lO sem conhecê-lO? E como conhecer a DEUS sem ter sede DELE? Sem me entregar a Ele? Sem buscar? Tenho que me chegar ao meu DEUS. Devo ler a bíblia, orar, jejuar, me batizar, buscar o Novo Nascimento e o Batismo com o Espírito Santo. Assim serei um JESUS aqui nessa terra. Assim permanecerei na Fé até o fim, afinal a Fé precisa de alimento. Quando me achego a DEUS me renovo e permaneço.

Por fim, jurar. Sabemos que jurar é pecado, assim como não podemos usar o Nome do nosso DEUS em vão. Contudo, jurar também significa invocar, chamar, afirmar categoricamente. Chamar DEUS para minha vida e chamar os outros para DEUS. Falar de JESUS e mostrar JESUS na minha vida. Ser o que falo; viver a Fé. Zero hipocrisia.

Enfim, vemos aqui atitudes que DEUS espera de nós para que Ele venha e faça morada em nossas vidas. Não há nada mais glorioso que ser de JESUS. Se há em você essa sede que tal pôr em prática aquilo que o Altíssimo apresenta na sua Palavra?


Nenhum comentário:

Postar um comentário