19 de novembro de 2016

Raciocinar






Minha mãe me pediu para fazer algo. Eu fiz, mas não ficou tão bem feito quanto eu imaginava e ela me deu uma bronca por isso. Em vez de olhar para o motivo da bronca e procurar corrigir o que estava errado, cometi um erro tão comum do ser humano e olhei para a bronca.


Em vez de agir para resolver o problema se tornou mais importante me defender, fazer tempestade em copo d’água e mostrar a ela que sua atitude estava errada. Eu não merecia aquela bronca, estava fazendo o meu melhor, ela poderia ter conversado de forma mais suave e blá blá blá. No fim, isso não resolveu e nem sequer ajudou em nada.

Passados uns dias, ela me pediu novamente para fazer a mesma atividade. Parei para raciocinar e voltar o meu olhar para o problema. Onde eu havia errado antes e precisava acertar agora? Onde minha estratégia não estava funcionando? Em que eu precisava melhorar? É maravilhoso afirmar que deu bem mais certo! Me revoltei com o problema e mantive meu olhar nele e assim fiz um trabalho eficiente. Nada de bronca. Nada de discussões inúteis.

Quando nosso olhar foca na direção errada, nos leva a agir pelas emoções e agir não combina com sentimentos, mas com atitudes. Muitas vezes, vale mais provar que o outro está errado também do que resolver o problema. Porém, se a solução pode começar por você, porque ficar perdendo tempo? No fim das contas, eu poderia ter feito mais e melhor desde o começo e a bronca valeu para me despertar (olha a mudança de foco kk!), pois sempre podemos evoluir, mas acabamos por nos contentar com o suficiente. Tem dado certo assim… pra que mudar?...

Outras vezes, vale mais ficar na discussão, na briga das culpas, do que resolver o que precisa ser resolvido. Esquecemos que nosso ego não vai nos levar a lugar algum. A solução racional do problema é que vai.

Onde tem se mantido focado o nosso olhar? No problema ou na solução?

Parar de viver em círculo e andar para frente é escolha nossa. Não importa quem tenha de começar.

Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;
Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço.”

Provérbios 3:21,22



Foto extraída de: http://www.rildosan.com/2011/02/o-analista-de-negocio-deve-focar-na.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário