19 de agosto de 2018

Vivendo as lutas corretamente








Então a nuvem de fumaça começou a se levantar da cidade, como uma coluna; e, virando-se Benjamim a olhar para trás de si, eis que a fumaça da cidade subia ao céu.
E os homens de Israel viraram os rostos, e os homens de Benjamim pasmaram; porque viram que o mal lhes tocaria.”

Juízes 20:40,41


Li no livro de Juízes (capítulo 20) quanto a guerra travada entre os filhos de Israel e a tribo de Benjamim. Essa foi uma decisão tomada para vingar o que alguns benjamitas tinham feito com a concubina de um levita. Um ato desprezível do qual eles não se arrependeram.


Como não quiseram entregar os culpados para serem punidos, as demais tribos se levantaram em guerra contra os benjamitas. Porém, o que mais me chamou atenção nessa história foi o percurso das tribos de Israel até a vitória, pois se esperava que fosse uma batalha fácil já que estavam em maior número e o próprio DEUS os autorizou a ir à luta. Contudo e por mais incrível que pareça, os filhos de Israel tiveram de lutar três vezes até obterem êxito.

O que podemos aprender primeiro? Para começar, eles não estavam vivendo aquela batalha. Simplesmente foram para a guerra já esperando a vitória. Se nós observarmos, somente na última batalha a Bíblia narra que os filhos de Israel traçaram uma estratégia de guerra, surpreenderam os benjamitas e os venceram, ou seja, ainda que DEUS já tivesse entregado a vitória em suas mãos eles deram o seu melhor no percurso até o sucesso e foi quando fizeram isso que conseguiram vencer.

Puxando para o nosso lado, quantas vezes pelo fato de sermos de DEUS e Ele nos garantir a vitória não ficamos esperando que caia do céu, que seja fácil e que tudo se resolva na nossa hora e do nosso jeito? Ainda que a vitória já seja nossa e o Espírito Santo nos traga essa certeza temos de lutar com toda nossa Fé até atingirmos o alvo. Levar a batalha a sério para ser levado a sério por ela. Ou faço minha parte ou nada feito. Nossos problemas não vão desistir porque DEUS já nos deu a vitória. Temos que arrancá-la das mãos do mal. É guerra!

Segundo: Os filhos de Israel deram espaço para a dúvida. Após a primeira batalha perdida, foram choramingar com DEUS se deviam subir de novo contra os benjamitas. Mas DEUS não já deu a vitória, ora?! Claro que tinha de continuar lutando. Já iam desistir depois da primeira batalha? Para o vencedor a luta não termina até que Ele vença, ainda mais com o Aval do Altíssimo. Como deixar de crer na Promessa de DEUS para crer no medo causado pela situação diante dos meus olhos? A perseverança e a confiança em DEUS não ficam sem resposta.

É maravilhoso aprender com a Palavra de DEUS e até levar uns puxões de orelha de vez em quando kkk. Mas fica para nós a lição de que seja como for a vitória nos pertence, desde que, independente das circunstâncias, acreditemos em DEUS, em nós mesmos e nela.



Foto extraída de: https://pixabay.com/pt/xeque-mate-xadrez-pedido-de-demiss%C3%A3o-1511866/

Nenhum comentário:

Postar um comentário