“Sabe,
porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos
trabalhosos.
Porque
haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos,
soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos,
profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores,
incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores,
obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de
Deus,
Tendo
aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes
afasta-te.”
2
Timóteo 3:1-5
Em uma conversa, uma pessoa me falou algo que não gostei. Talvez não tenha sido a intenção, mas soou como um deboche. Cortei aquela fala, mas percebi que fazendo isso estava sendo igual a essa pessoa.
Foi aí que pedi desculpas a ela pelo que falei. Ao ouvir minhas desculpas, tomou um susto que me chamou atenção. Sabe aquela atitude de surpresa, como quando acontece algo que não se esperava? Pois é! Parece que pedir desculpas no mundo de hoje se tornou uma raridade tão grande que agir assim nos torna “aliens”.
O que mais vemos nos dias de hoje são pessoas cheias de suas verdades, cheias de si. Vale mais perder um amigo que a discussão. No fim, não lembram mais nem sobre o que discutiam, mas reconhecer o erro, pedir desculpas? Nem pensar! Perdão, então? Fora de cogitação. Levantam bandeiras e empurram goela abaixo em uma hipocrisia onde você pode ser tudo, desde que seja como eu.
Por mais que não queiram admitir, tudo está lá na Palavra do Altíssimo. O Amor, que é JESUS, se esfriou, já que se multiplica a iniquidade. Como consequência, vemos uma geração orgulhosa, amante de si mesma, endeusando pessoas e cada vez mais vazia, pois se alimentam de ideias, “verdades”, bandeiras, pensamentos, comportamentos e tudo mais que vêm de pessoas tão vazias quanto elas.
Dessa forma, um simples pedido de desculpas assusta e se torna até estupidez. Você está se diminuindo, se imponha! Esquecem que é a humildade que precede a honra e não há nada de estúpido em admitir um erro. Defendem tanto que é errando que se aprende, mas não aprendem e muito menos evoluem em nada.
Não é errado lutar pelo que se acredita. Conquistar conhecimento, ter opinião sobre o modo como vivemos, sobre o mundo. Contudo, também não o é reconhecer quando se está errado. Essa capacidade vem quando somos guiados e cheios do SENHOR JESUS. Ele nos mandou ser humildes porque essa é uma atitude inteligente. Sim! Inteligente, pois nos mantém alertas quanto ao nosso próprio caráter e, melhor ainda, longe da intransigência e arrogância que vemos crescer tanto por aí.
No fim, continuarei me desculpando e aceitando desculpas. Pedindo perdão e perdoando. É aquele que perde, que ganha. Porém, a linguagem da Fé só faz sentido para aqueles que sabem valorizar o que realmente importa na vida.
A escolha é sempre nossa.
*Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Nenhum comentário:
Postar um comentário