25 de março de 2012

Amar




“Se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar o SENHOR, vosso DEUS, e de o servir de todo vosso coração e de toda a vossa alma"
                                                                                                  Deuteronômio 11; 13

“desde que guardes todos estes mandamentos que hoje te ordeno, para cumpri-los, amando o SENHOR, teu DEUS, e andando nos seus caminhos todos os dias, [...]"
                                                                                       Deuteronômio 19; 9
“se guardares os mandamentos que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu DEUS, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu DEUS, te abençoará na terra à qual passas a possuí-la"
                                                                                       Deuteronômio 30; 16
“Então, disse JESUS a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me"
                                                                                       Mateus 16; 24
“Respondeu-lhe JESUS: Amarás o SENHOR, teu DEUS, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento"
                                                                                       Mateus 22; 37
Hoje quando leio a palavra do SENHOR, procuro sempre tirar uma lição, analisar com calma, procurar entender, digerir o que estou lendo. Há um tempo eu estava lendo o livro de Deuteronômio (estou lendo Mateus agora rsrs), e achei muito intrigante esse “amar”. Como vocês podem observar acima, esse mandamento se repete ao longo de todo o livro bíblico.
Procurei então o significado no dicionário (nosso bom Aurélio), da palavra amar, e entre diversos significados que encontrei, eu li que amar é “ter amor”. Procurei então o que significava a palavra amor, e entre tantos significados, olha só o que encontrei:
“Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro, ou a uma coisa.”
A palavra de DEUS é realmente linda e simples. Amor é dedicação absoluta, então quem ama tem dedicação absoluta. Quando DEUS nos pede para amar, não se refere ao sentimento que vemos por aí afora. Esse amor falso, hipócrita, de boca. Quando alguém diz a você que te ama, você quer atitude, quer que a pessoa prove que te ama. Por que você acha que com DEUS seria diferente? É negar a si mesmo. É entregar-se a vontade do SENHOR, desse DEUS que já provou o seu amor por você primeiro, entregando seu filho na cruz, te perdoando dos teus pecados, te dando uma nova chance. E isso é tão verdadeiro que vemos que ele toma isso como um MANDAMENTO! Deus manda você amá-lo. Não pede pra você sentir. Manda você amar. E como seria amar a DEUS? Guardar os seus mandamentos e estatutos, andar nos seus caminhos. Quando você ama a DEUS? Quando guarda seus mandamentos e anda nos seus caminhos, negando a si mesmo. E como seria negar a si mesmo? Bom, falarei por mim.
No tópico passado eu falei que lutava pra obedecer a DEUS e tropeçava, mas me levantava e continuava seguindo, lutando. Hoje muitas dessas coisas eu consigo fazer, obedecer naturalmente, já faz parte de mim. Doeu no começo e às vezes ainda dói. Eu não disse que era fácil, mas eu venci, por um bem muito maior. Deixo de fazer coisas que eu gostaria, para fazer o que o meu DEUS gostaria que eu fizesse. Isso é amor. É sacrifício. O SENHOR JESUS quando se entregou na cruz demonstrou muito bem isso. Primeiramente ele pediu a DEUS para não ser sacrificado, se possível. Mas depois ele disse que fosse feita a vontade do seu SENHOR e não a sua. Para DEUS ele obedeceu. Ele amou.
Não pense que ao levar as coisas do seu jeito você ama ao SENHOR. Desculpe a sinceridade, mas não seja hipócrita. Amar ao SENHOR exige renúncia. Não é fácil, dói e é uma luta contínua. Isso não se faz só com cânticos e aleluias, mas ELE está ali com você e faz tudo isso mais que valer a pena. E essa renúncia está em toda parte, até nos detalhes. Amar a DEUS pra mim é:
Quando minha mãe briga comigo e eu engulo a vontade de responder e calo.
Quando alguém me ofende, fere, machuca e eu perdôo.
Quando deixo de pensar em algo ou alguém que poderia me fazer pecar e desagradar ao meu SENHOR.
Quando chego em minha casa morta de cansaço de um dia inteiro de trabalho e vou lavar louça, estudar, quando minha vontade era TV, computador e cama rsrs.
Quando busco fazer o melhor no meu trabalho, independente dos outros.
Quando vou a igreja depois de um dia exaustivo de trabalho.
Quando mudo meu modo de pensar, falar, agir, vestir, pensando sempre se isso agradaria meu DEUS ou não (e o Espírito Santo cobra..)
Quando me afasto de atitudes, “coisas” e pessoas que afetam minha fé.
Entre outras coisinhas mais kkk. Amar é obedecer. Obedecer com fé. Esse é o segredo. Amém!

Foi o que aprendi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário