22 de setembro de 2013

Desprender-se





“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Mateus 22:37


Não é fácil mudar. Não é fácil reconhecer os erros e buscar ser alguém melhor. Amadurecer é muitas vezes uma tarefa árdua. Entregar passado, presente e futuro nas mãos de DEUS é uma das mais belas lições, se não a mais bela, que pude aprender.


Precisamos nos desprender. O que significa desprender?

Desprender: soltar, desligar-se.

Desprender-se é abandonar algo. Espiritualmente falando é entregar isso, que pode ser um sentimento, uma mania, um medo, uma dúvida, nas mãos de DEUS, para que Ele possa nos tornar aquilo que Ele quer que sejamos. E, posso garantir que como Pai, Ele almeja o melhor para cada um de nós.

Com DEUS não há meio termo. Eu me desprendo totalmente da minha vontade para fazer a Dele. É 100% e nada menos que isso. Tudo ou nada. Por mais difícil que seja abandonar velhos costumes, saiba que valerá a pena, pois essa atitude vai amadurecer você de uma forma que te surpreenderá. Experiência própria.

Para exemplificar o que estou dizendo, nada como um exemplo bem prático que me aconteceu. Tendo como palco o meu trabalho, pra variar, passei por uma situação que me mostrou que quando tomo a atitude de obedecer a DEUS e me desprender, farei bem principalmente a mim mesma, antes de qualquer pessoa.

Eu estava com a mania de querer fazer justiça com a força do meu braço, de bater de frente com as pessoas na ânsia de provar que eu estava certa. Discutindo, lutando sozinha contra as injustiças sofridas e isso me estagnava na Fé, porque desprender-me é confiar e DEUS precisa dessa confiança para agir.

Pois bem, o Espírito Santo me mostrou que eu estava errada e precisava levar a sério a confiança Nele, provando nas minhas ações essa confiança ao desprender-me de minhas vontades para fazer a vontade de DEUS. Ao entender isso eu imediatamente obtive, na prática, a visão de que havia feito a escolha certa. Veja bem, isso quer dizer que DEUS não é mágico. Ele precisa do seu empenho e interesse em mudar. Precisa da sua confiança e obediência.

Diante do meu reconhecimento eu fui provada na minha sinceridade. Uma pessoa no meu trabalho pediu-me para fazer algo. Essa pessoa não é minha chefe, podia fazer o que me pediu sozinha, e agiu também no intuito de me chatear. Minha vontade era de deixar o que ela me pediu para fazer pro dia seguinte, bater de frente com ela e não fazer, reclamar da injustiça, enfim, agir com o “bondoso coração”, usando os sentimento e as emoções.

Nesse momento, eu me lembrei que havia dito ao meu DEUS que ia levar a sério o esforço em obedecer e me desprender. Então, DEUS me pediu para dar a outra face. Foi uma guerra. Os sentimentos berravam dentro de mim, mas a razão me dizia para fazer o que me foi pedido e ir além. E foi o que eu fiz, pois adequei o documento que essa pessoa me pediu para editar e ainda revisei o português, com paciência. Fiz o meu melhor. Olha, foi uma das coisas mais difíceis que já fiz, mas valeu à pena. Vencer o coração é sempre maravilhoso!

Depois do documento pronto fui pra casa. Perdi a hora, mas tudo bem. Esse documento seria assinado pelo meu chefe direto no dia seguinte, ou seja, indiretamente era uma ordem dele, mas o sentimentalismo não queria me deixar ver, e é isso que ele vive fazendo com você. Ao chegar no trabalho, na manhã seguinte, descobri que devido a problemas com transformadores de energia o centro da cidade estava sem energia elétrica.

Nossa, naquela hora eu agradeci tanto a DEUS por me ensinar a exercitar a humildade e servir. Não conseguia parar de pensar: “Já pensou se eu tivesse deixado para fazer o documento hoje? Já pensou?” Levaria uma senhora bronca do meu chefe, ficaria mal com ele e poderia até perder o emprego! Tudo se eu tivesse escolhido agir sem me desprender.  A maior beneficiada com a atitude de desprendimento fui eu mesma, e é assim que funciona com DEUS.

Desprenda-se de tudo aquilo que só faz mal a você mesmo. Desprenda-se da mágoa, vingança, orgulho, ódio, rancor, maus pensamentos, pecado, enfim, tudo aquilo que te afasta de DEUS e te aproxima do diabo. Tudo aquilo que só serve para sujar você e te encher de amargura. Não será fácil e nem da noite pro dia, mas se você for sincero e mantiver o foco, dia após dia, já deu certo!

A escolha é sua e o maior beneficiado será você mesmo.

“O ódio é como um veneno que eu tomo querendo que o outro morra.”


Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário