24 de fevereiro de 2018

Autossuficiente







Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?”

Eclesiastes 7:16


Ontem me fizeram uma pergunta em um grupo de WhatsApp. Sabia que havia uma pessoa mais indicada no grupo para responder a pergunta e a própria até se manifestou, ainda assim fui pesquisar para responder o que tinham me perguntado.


Entendo que alguns podem dizer que a pergunta foi feita diretamente a mim, por isso não tem nada demais eu responder, contudo também não tinha nada demais admitir que não sabia e deixar brilhar a pessoa que realmente entendia do assunto. Não é o fim do mundo não saber de algo e ninguém pode fazer tudo. E seria uma atitude bem gentil.

Não estou aqui me culpando, oprimindo ou o que quer que seja. Nem a mim nem a ninguém. Mas essa pequena situação me fez refletir sobre essa sede de mostrar eficiência. Noto esse comportamento na universidade. Se me pedem algo tenho de conseguir fazer ainda que fosse muito melhor permitir que a pessoa aprendesse a se virar sozinha. Entretanto, a sede de “resolver” fala mais alto.

Honestamente, isso tem cara de autossuficiência e é algo que demonstra orgulho. Não é errado ser eficiente, buscar ser e fazer seu melhor e muito menos ajudar as pessoas, mas quando tentamos carregar o mundo nas costas crendo sermos suficientes para resolver tudo sozinhos, isso só tende a nos prejudicar mais e mais e pior, afastar de DEUS, porque pode estar ocorrendo a pior das autossuficiências: aquela na vida espiritual.

Quando passamos por um problema e ficamos administrando, esperando que passe, em vez de buscar auxílio em DEUS ou em alguém de Fé próximo a nós, isso pode demonstrar essa autossuficiência que só tende a oprimir e entristecer.


Não é algo que se resolva da noite pro dia kkk. Mas, como sempre, O SENHOR JESUS é a solução. Devemos buscar NEle a força e a direção para nos mantermos fortes e vigilantes e ir abandonando as atitudes autossuficientes, seguindo para um ponto de equilíbrio que nos mantenha dependentes do Altíssimo e capazes de lutar e vencer nossas batalhas.



Foto extraída de: https://pixabay.com/pt/mulher-felicidade-nascer-silhueta-570883/

Nenhum comentário:

Postar um comentário