21 de setembro de 2019

O vinho desse mundo







E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;” Efésios 5:18



É realmente impressionante como o Espírito de DEUS nos zela e se importa conosco, a ponto de pensarmos que determinada reunião foi feita para nós. Passei por essa experiência na última quarta-feira.

Nela, o pastor falava sobre não nos embriagarmos com o vinho desse mundo, mas nos enchermos do Espírito de DEUS. Ele fez uma analogia com a pessoa embriagada física e espiritualmente, que vai cambaleando, sem sentido, pende para algum lado e cai. Olhando pelo lado espiritual, cai para o mundo, se afastando de DEUS. Como ele explicou, ninguém cai da noite para o dia e foi isso que chamou minha atenção.

Ninguém se embriaga a ponto de cair apenas com um copo ou gole. Tudo tem um início. E, para muitos, basta tomar o primeiro gole para desejar o segundo, terceiro e assim por diante até se embriagar por completo. Porém, a pessoa se engana, pelo menos tenta, com aquela sensação de ter tudo sob controle e um copo, um gole só, não vai fazer mal nenhum. Quando percebe, já é tarde.

Como trazer isso para o lado espiritual? Bom, a Palavra de DEUS fala que se nossos olhos nos fazem pecar, melhor arrancá-los e permanecer salvos. Diz o mesmo quanto a um braço. DEUS manda que nos mutilemos? Fisicamente não, fique tranquilo! O que o Altíssimo busca é justamente evitar esse primeiro gole. Se eu sei que aquela amizade pode me embriagar no futuro não vou ficar mantendo um contato, conversinhas, ouvindo opiniões contrárias a minha Fé (goles), que vão me embriagar lá na frente e me fazer cair, pendendo pro lado do inferno.

O mesmo vale para um namoro, uma música, filme, novela, conteúdo na internet, pensamento, enfim, tudo aquilo que possa me levar a um gole e futura embriaguez espiritual, melhor arrancar. Aí muitos dizem que não tem nada demais, que saiu com aquela amizade e não bebeu, não fez nada de errado, só acompanhou, que tem o Espírito Santo. Realmente, no primeiro gole nada parece acontecer e você acredita que está no controle. Só que não. Logo vem o segundo, o terceiro e aí, conscientemente você deixa de obedecer e caminha para longe de DEUS.

O próprio SENHOR JESUS usou uma linguagem forte ao mandar arrancar olhos e braços que nos fazem tropeçar (não espere cair para fazer algo) para nos mostrar a importância de não ignorar pequenas situações que vão se acumulando devagar, dia após dia, e nos afastam DEle. Manter a Salvação é vigiar sempre.

Cada um de nós sabe o que pode significar um primeiro gole e é nossa responsabilidade permanecer atentos a isso. Foi o que me perguntei na reunião, o que poderia estar me levando a um primeiro ou segundo gole do vinho desse mundo e não olhar somente para a embriaguez.

Uma excelente oportunidade para focarmos no Altar começa nesse domingo, com o Jejum de Daniel. Vamos nos desconectar do mundo (calma, continuaremos trabalhando, estudando) e priorizar nossa Aliança com DEUS. Como dizem as escrituras, nos limparemos do vinho estragado para nos enchermos do Espírito e sermos ou permanecermos sendo um com Ele. Para sempre.

Não há como servir a dois senhores.



*Imagem de MasterTux por Pixabay



Nenhum comentário:

Postar um comentário