30 de setembro de 2019

O que os outros pensam







Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é venerável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, seja isso o que ocupe os vossos pensamentos.” Filipenses 4:8



Meu sobrinho de dois aninhos é uma criança bem ativa e mesmo enquanto o pai dele enchia a piscina, ele queria ficar dentro dela brincando no pouco de água que tinha ali. Fiquei ali próxima de olho nele, mas, mesmo assim, ele escorregou e bateu a cabeça no chão.


Nossa, aquilo arruinou meu resto de dia. Fiquei chateada comigo mesma, culpada, triste. Imaginando que os pais achariam que fiz aquilo de propósito. Odeio incompetência. Estava péssima e isso logo após a Vigília do Véu, justamente para virem aqueles pensamentos criticando a forma como reagi e querendo me fazer crer que não fui renovada, que nada da vigília valeu para mim.

Porém, o Espírito Santo sempre ali, me despertando. Como DEUS é extraordinário. Não nos tornaremos perfeitos porque recebemos o Espírito de DEUS. Não deixaremos de errar. Contudo, Ele sempre nos guiará para uma reação de Fé Inteligente. Para vencer. E se O temos de verdade, que importa o que pensam? Se minha consciência está limpa e meu coração puro, as lutas, desertos, provações, tentações, injustiças, enfim, os problemas têm de ser oportunidades para manter a intimidade com o Altíssimo, exercitar a Fé Inteligente e seguir de cabeça erguida, até o fim e pela eternidade.

Uma das maiores bençãos que o Espírito Santo me deu foi justamente não ser mais moldada pelo que pensem ou deixam de pensar a meu respeito. Mas ali, eu estava abrindo mão dessa força. O diabo sabe de nossas fraquezas, de quem éramos no passado, não é à toa que DEUS nos manda vigiar.

Vieram até mim inúmeros pensamentos, mas repreendi a todos e decidi fazer diferente. Pedi desculpas a minha mãe, porque ela brigou comigo na hora e fiquei chateada com ela, mas pedi desculpas e compreendi que ela tinha razão; sempre podemos ser mais, afinal, tudo que fazemos é como se fosse para DEUS. Pensamento de ficar envergonhada, ficar uns dias sem ir na casa da minha irmã? No outro dia estava lá, brincando e zelando pelo meu pequeno. Com mais foco e empenho ainda. Aqui só prevalece o que JESUS pensa a meu respeito.

O Bispo Renato já falou sobre os pensamentos. Além de não tropeçarmos em palavras e atitudes, devemos estar atentos para não tropeçar neles, pois podem ser a porta para os demais tropeços e pior, uma queda.

Não dá para viver sem o Espírito Santo. Ele é nosso parceiro de vida, nossa direção para longe da dependência de coisas e pessoas. O pensamento dele é sempre de paz, de força, paciência e amor. Ele crê em nós. Tê-lo em nossas vidas é combater pensamentos podres e manter em mente o melhor sobre nós mesmos e aqueles a nossa volta.






*Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário