2 de maio de 2020

A lição do cuscuz






Aqui no Nordeste cuscuz é uma mania que reflete tradição e cultura. Um prato típico da nossa terra que funciona como um coringa, pois pode ser consumido no café, lanche da tarde ou no jantar.

Assim, o famoso e delicioso cuscuz me auxiliou em mais um aprendizado. Certa manhã, na hora de fazer o café, estava preparando a massa do cuscuz quando percebi que ela estava ainda seca, precisava de mais água. A toneira do filtro estava dura e não abria o suficiente, ficava pingando água. Aquilo me irritou e puxei a torneira com toda força, com ignorância, e ela terminou por abrir demais e molhar demais a massa.

Com isso, tive de colocar mais massa seca e goma no cuscuz para tirar o excesso de água, mas não funcionou. A massa molhou em excesso e quando isso acontece o cuscuz não cozinha, não importa quanto tempo fique no fogo. Ficou horrível! Cru e duro kkk Foi todinho para o lixo. E em minha defesa kkk, costumo acertar a massa do cuscuz. Fica delicioso kkk.

O fim dessa história nos leva à lição do dia. A lei do dar e receber, plantar e colher, se reflete nos mínimos detalhes do nosso viver. Além disso, tudo que fazemos deve ser feito como se fosse para DEUS, com amor e responsabilidade. Não foi o caso. A minha irritação me fez ser estúpida no agir. A raiva me fez perder a paciência com uma torneira boba e trabalhar em dobro, pois tive que refazer o cuscuz. Nem sempre refazer é possível.

No fim, se eu tivesse tido paciência teria evitado desperdício e perda de tempo. O exemplo do post é bem simples, mas quantos não perdem a paciência com a família, amigos, no trabalho, no trânsito e até na igreja. Infelizmente, terminam por perder até mesmo a vida como assisti no jornal. Um senhor brigou com seu inquilino e foi morto por ele. Morreu por um dinheiro que nada mais pode fazer por ele agora.

Em resumo, a Bíblia ensina que mais sábio é o que domina a si mesmo do que aquele que domina uma cidade. A longanimidade e o domínio próprio são frutos do Espírito Santo que devemos usar para manter a razão no controle e analisar nosso plantar, principalmente para com o Altíssimo. Respirar fundo, contar até dez, engolir o sapo, deixar a raiva passar, podem nos fazer colher de maneira bem melhor do que colheríamos cedendo à ira.

Às vezes é melhor perder para ganhar.




Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” Mateus 16:25






*Imagem de pajotar04 por Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário