18 de abril de 2023

Eu resolvo!

 





Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;” 1 Samuel 13:13


Essa semana lemos sobre Saul. E quando esse rei precisou confiar em DEUS e garantir para sempre seu reinado, ele falhou. Naquele momento, foi como se Saul tirasse as decisões das mãos de DEUS e dissesse: “Não, SENHOR, o SENHOR não vai poder fazer isso não, deixa que eu resolvo”.

Absurdo né? Só que na hora o Espírito Santo me fez lembrar que eu estava agindo assim com DEUS também. Não para me culpar ou oprimir, mas para me fazer ver até onde o coração enganoso pode nos levar. Ao buscar do Altíssimo uma solução na minha vida profissional, eu quis me abençoar. E, no desespero, não estava confiando em DEUS.

Porém, o que nos leva a essas decisões impensadas? O foco errado. Tirei os olhos de DEUS e da Fé Inteligente e os sentimentos ganharam espaço. Por não alimentar meu espírito e perder tempo com as inutilidades, calei a voz da Fé e dei lugar à voz pérfida do coração.

Entretanto, é sobre os sinais dessa má condição espiritual que quero falar. Duas características que vi tanto na atitude de Saul, quanto na minha, que alertam para essa absurda e cega desconfiança em DEUS. E que devemos corrigir antes que terminemos como o primeiro rei de Israel.

Primeiro, como já citei no começo, tirar das mãos de DEUS o poder de nos guiar, para tentar resolver a situação na força do braço. Saul olhou as circunstâncias, as pessoas indo embora e aí deu ouvidos ao medo e, por consequência, à dúvida. Foi como se dissesse para DEUS que era melhor fazer o sacrifício, que não dava para esperar, ou seja, ele resolvia. Ali, ele começou sua queda e não despertou para o arrependimento. Graças ao Espírito Santo, não fui para o mesmo caminho.

Segundo, a pessoa busca alternativas, saídas, um “plano B”, para aquilo que ela realmente espera de DEUS. Novamente, foi como Saul agiu. Não só fazendo o sacrifício, como insistindo em perseguir o novo ungido do SENHOR. Eu estava tentando mostrar a DEUS como Ele deveria agir! E caso não desse certo como eu queria, eu estava buscando outras formas de resolver o problema. Buscando contatos, conversando com pessoas, mantendo um “plano B”, uma alternativa.

Só que, diferente de Saul, decidi tirar o chão dos pés. E entreguei a DEUS a situação. Lancei fora os chãos errados e fiz DEle a minha estrutura. Não procurarei mais ninguém, não investigarei mais nada para buscar soluções, não desconfiarei. Estou nas mãos DEle, será do jeito DEle. Sem outro caminho ou alternativa.

Essa Fé Viva e Inteligente renova nossas forças e limpa o coração. É essa Fé que move a mão do Altíssimo e traz resposta. Eu sei que já deu certo. Essa é a atitude que DEUS esperava de Saul ontem, e de cada um de nós agora.




*Imagem de Pexels por Pixabay


Nenhum comentário:

Postar um comentário