21 de novembro de 2012

Inversão de conceitos -sofrer x viver a vida







Outro dia encontrei um amigo dos tempos de escola ao sair da aula. Enquanto conversávamos sobre os velhos tempos, perguntei-lhe acerca de sua prima, que se tornou minha colega na época em que ainda estudávamos juntos.

Ele me disse que a mesma havia voltado à sua cidade natal, e estava levando uma vida muito desgrenhada (você deve imaginar o que isso significa). De acordo com meu amigo essa sua prima disse que queria “curtir a vida”, e é aí que entra o assunto do nosso post de hoje.

Quantos não são os jovens, e até mesmo os não tão jovens, que vivem atualmente uma “vida louca”. Mantém relações sexuais sem proteção alguma, antes do casamento, e, muitas vezes com alguém que acabaram de conhecer; vão mal nos estudos, não querem trabalhar, muito menos assumir qualquer mínimo tipo de responsabilidade, vivem em guerra com os pais, passam a noite nas baladas, sem nenhuma perspectiva de futuro. Dizem querer “aprender com os erros” e assim vão levando a vida.

Maldita hora que surgiu esse “aprender com os erros”. Não digo que não devemos aprender com nossos erros, mas isso não é desculpa para viver errando. Honestamente, curtir a vida para mim é fazer aquilo que me faz bem e feliz. Viajar, poder viver com conforto, ajudar minha família, comprar aquilo que eu deseje, ir a um restaurante e passar bons momentos com amigos e família, pegar um cineminha, e porque não estudar ou trabalhar? Afinal são atitudes que farão com que eu me desenvolva enquanto pessoa e profissional, certo?

Como então pessoas, atitudes e situações que só me fazem mal podem significar que estou “curtindo a vida”? Não me parece que terminar sentindo-se usada (o), adoecer, chorar, sentir-se vazio, triste, sozinho, cansado de recomeçar e frustrado são sinais de alguém que curte a vida, mas parecem sinais constantes naqueles que vivem a “vida louca”, por mais que queiram negar. Conheço pessoas assim. E ainda criticam àqueles que lutam por acertar. Revoltante!

Quem quer viver dando murro em ponta de faca? Sofrendo? Eu não! Vou curtir a vida de verdade, de forma que realmente me faça bem. Sofrer não é sinônimo de viver a vida e aprender enquanto ser humano. Sofrer não é forma de amadurecer. Tudo bem que se eu errar buscarei tirar desse erro lições que me façam evoluir para acertar lá na frente, mas sou sincera quando digo que não vou agir baseada na velha desculpa de aprender com os erros. Agirei sempre no intuito de acertar.

 Eu prefiro acertar.

 "Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.

Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.

O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.

Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza."


Provérbios 8:11-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário