23 de fevereiro de 2019

O câncer da alma






Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” Mateus 6:14,15


Existe um ditado que diz que guardar mágoa é como tomar veneno querendo que a outra pessoa morra. Vai além disso, pois é como querer de DEUS perdão, compreensão e amor que nos recusamos a dar ao próximo.


O diabo é astuto. Ele nos observa em busca de nossas fraquezas e espera a hora certa de usá-las contra nós. Aquela situação onde dá tudo errado, aquela resposta que não chega e principalmente palavras que saem da boca daqueles que amamos como dardos inflamados prontos para sujar o coração.

Foi assim comigo. Minha mãe é meio brava kkk. Essa é sua personalidade, não é por mal. Sei que quando ela me dá broncas é porque não fiz o meu melhor em algo. As broncas podem ser desnecessárias às vezes (no meu ponto de vista, né? Kkk), mas eu preciso saber lidar com elas com inteligência, afinal levamos broncas em todo canto. Seja do chefe, do professor, de alguma autoridade, até mesmo de algum familiar, elas vêm. E não é por isso que o mundo acaba ou que vamos bater boca com essas pessoas ou viver choramingando, certo?

Mas não era assim que eu estava analisando a situação. Já até falei sobre isso aqui no blog, mas gostaria de analisar o assunto sobre a ótica do perdão.

Coloquei-me no papel de vítima (péssimo papel, pior que o de vilão kkk) e me permiti sentir raiva. Alimentei os maus pensamentos que vinham me dar razão e comecei a tomar o veneno. No fim, matando a mim mesma. Pior, afastando DEUS de mim.

Até que a ficha caiu kkk. E devo esse insight ao Espírito Santo. Por isso devemos sempre priorizar a vida espiritual e buscá-lO. Ele nos mantém na Fé e no caminho (JESUS). Quando a tal ficha caiu, me vi como aquele homem da parábola do senhor compassivo. Ele foi perdoado em dez mil talentos que devia ao seu senhor, mas não perdoou cem dinheiros devidos a ele por seu próximo.

Quanto JESUS já não perdoou em mim? E perdoa todos os dias. Diferente de mim, Ele não tem defeitos, não erra, não falha. Poderia não me perdoar, mas perdoa. Como eu poderia não perdoar ou acreditar que já perdoei demais? Quem sou eu para guardar mágoas ou qualquer outro sentimento ruim e injusto diante do que recebo do SENHOR JESUS todos os dias?

Pedi perdão a Ele, e mesmo sendo a “vítima”, pedi perdão a minha mãe também, pois sei que também errei na história. E procuro estar alerta, vigiar, para não me permitir sentir inutilidades. A raiva vem, a ira também, somos humanos, o que não podemos é permitir que fiquem. O perdão é que deve permanecer. Ele liberta, cura e faz mais bem a quem o dá do que aquele que o recebe.

Ah, quanto ao servo que não quis dar, perdeu até o que de graça havia recebido.




p.s: Amanhã tem Domingo do Perdão na Universal em todo Brasil. Se você não consegue perdoar (inclusive a si mesmo (a)), compareça. Você vai aprender!




Foto extraída de: https://pixabay.com/pt/romance-casal-amor-abra%C3%A7o-1209046/




Nenhum comentário:

Postar um comentário