31 de julho de 2013

Atitudes





“Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.
Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.
E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro”.


Mateus 21:28-31


Domingo fizemos uma reunião em família para comemorar o aniversário de nossa mãe. Foi muito gostoso e divertido, mas durante a confraternização aconteceu algo semelhante ao exemplo do versículo acima, que me ensinou muito mais do que eu poderia imaginar.


Em dado momento da festa minha mãe e aniversariante, para ajudar minha irmã mais nova, dona da casa, foi lavar algumas louças. Ao ser questionada sobre onde ela estava, respondi que estava lavando as louças. Minha irmã mais velha me disse então para que eu fosse ajudar minha mãe, e eu respondi: “Por que eu?”.

Diante da situação fiquei chateada com minha irmã pelo fato de essa ser a demonstração dela de que se preocupava: me dizer para ir lavar as louças no lugar de minha mãe. Se eu me incomodo e me entristeço e me revolto com algo sou eu que tenho que agir, não mandar os outros agirem por mim, certo? Isso não mostra uma real preocupação.

Pois bem, depois de dar essa resposta a ela e apesar de chateada por sua atitude eu confesso que me arrependi. Eu percebi que estava sendo injusta ao focar na minha irmã e esquecer que quem seria beneficiada com minha atitude de ajudar era minha mãe, então, mesmo dizendo que não eu fui, afinal, arrependimento se prova com atitudes.

Há duas coisas que eu quero que você entenda. Primeiro, nossa revolta contra algum problema em nossas vidas tem que gerar atitudes. A Revolta só é verdadeira quando produz mais que lágrimas, murmúrios e tristeza; ela te impulsiona para frente. Arrependimento sincero é da mesma forma, gera atitudes. Para DEUS, e creio que para qualquer pessoa nesse mundo, vai contar muito mais o que você fizer do que aquilo que você disser para mostrar o que está dentro do seu coração.


Segundo, quantas vezes não ficamos reclamando, criticando, discutindo, apontando o dedo, cobrando atitudes e respostas quando tudo pode começar ou até mesmo se resolver de uma vez se dermos o primeiro passo? Porque ao invés de esperar dos outros e de DEUS você não dá o primeiro passo na direção daquilo que você quer? Para colher precisamos plantar, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário