22 de junho de 2014

Causa e Consequência







“Quem planta; colhe. ”


Eu estava subindo os degraus de uma escada e um senhor mais velho do que eu vinha descendo. Eu não o notei até o momento que ele veio em disparate quase voando ao invés de caminhar e quase leva meu braço junto com ele.


Esse tipo de comportamento tem se tornado comum em pessoas mais velhas pois é a forma que eles encontraram para expressar sua raiva com o descaso que existem em relação a eles. Creio ter sido isso que aconteceu com esse senhor. Em um acesso de fúria e frustração ele saiu quase correndo pela escada e o pobre do meu bracinho querido foi quem pagou o pato.

Porém, o que o meu braço tem a ver com tudo isso? Que culpa ele tem daquele senhor ter sido em algum, ou muitos momentos, maltratado pelas pessoas? É aí que se inicia o fio da meada do post de hoje. 

Toda ação gera reação e toda causa tem consequência. Podemos reconhecer que num momento de ira a pessoa pode perder a paciência, mas devemos evitar esse tipo de situação o máximo possível, uma vez que nossos atos trazem resultados e agir de forma impensada pode trazer resultados impensados. Agir pela emoção, pelo sentimento, pela raiva do momento, ainda que com razão, pode acarretar numa situação desastrosa e fazer até você perder a razão que julgava ter.

Como no caso desse senhor: E se ele quebra meu braço? E se ele me causa algum acidente mais grave? Não passaria de vítima a réu? E se comigo estivesse alguém armado? Ou algum valentão que tentasse machucá-lo? E se ele fosse morto ou agredido? De que adiantaria perder a vida por um acesso de fúria onde ele julga estar se vingando do mundo pelo fato de ter razão?

São apenas hipóteses, graças a DEUS, mas poderia acontecer, não? Valeria a pena morrer ou se machucar por causa da maldade dos outros? Adiantaria pagar o mal com mal? Nesse momento ele não se torna como um de seus agressores?

DEUS é o Justo Juiz e somente ELE sabe e pode fazer justiça. Não esperemos a bondade dos outros para sermos bons nós mesmos. É fácil ser bom quando tudo está a nosso favor. Respirar fundo, ser mais forte que os sentimentos e pensar antes de agir não faz mal a ninguém.

Os bracinhos inocentes desse mundo agradecem; incluindo o meu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário