25 de fevereiro de 2017

Vencer-se






Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

1 João 5:3,4


Nesse Jejum de Daniel, pedi ao Espírito Santo estrutura para ser uma boa filha. Em primeiro, para DEUS e também para minha mãe. Ele tão maravilhoso como é, tem me permitido aprender e me renovar nesse propósito.


Há alguns dias, eu andava bem chateada com a minha mãe. Quando ela fica brava, ainda que tenha seus motivos para isso, tende a pesar um pouco a mão na dose da bronca e termina falando palavras que machucam. Costumo dizer que viro um “saco de pancadas” nesse momento rsrs. Pelo menos, era somente assim que eu via.

Nesses momentos, eu prefiro ficar calada, mas comecei a alimentar a raiva e os maus pensamentos dentro de mim. Via apenas as “injustiças” que estava sofrendo, que ela não reparava em tudo que eu fazia, que ela não mudava nunca, não se esforçava para se conter, de que adianta se desculpar para fazer tudo de novo? Eu estava cansada! Tenho até vontade de rir lendo isso agora.

Então, comecei a falar com DEUS. Na verdade, murmurar, reclamar, cobrar. Porque ela não muda? Porque não se esforça? Porque não aprende? E foi então que pude perceber como um erro vai levando a outros.

Primeiro, eu parei de plantar e me aperfeiçoar. Pensava que o que fazia já era muito e não havia motivos para queixas. Mas havia sim. Se eu posso ajudá-la um pouco mais, porque não? Ainda que isso altere um pouco minha rotina, o que custa? Não é uma forma de servir? Sempre podemos melhorar, sempre podemos ser mais e isso independe do que recebemos. Seu caráter vem de você; não dos outros.

Segundo, eu estava tão focada no erro dela que não via os meus. Não via que estava sendo egoísta e antipática. Queria mudá-la na forma do meu braço, queria que ela agisse diferente aplicando os meus métodos, ficando calada na minha ou tentando fazê-la concordar com minhas “razões”. Compreenda, por mais difícil que seja, para mudar alguém, nós temos de mudar primeiro. É assim que funciona.

Por fim, e pior de tudo, isso já estava afetando minha vida espiritual, a partir do momento que passei a alimentar a raiva e a tristeza. Porém, quando parei de sentir e comecei a agir na Fé, eu mudei. E ainda que aparentemente nada mude, não importa. Tudo que se planta, se colhe. Eu creio.

Entretanto, você se pergunta, como agir na Fé? Primeiro, procuro ver DEUS na minha mãe. Amá-la e servi-la como faria com Ele. Isso inclui o respeito, claro. Depois, me dispus a ajudar quando ela precisa, ainda que já tenha cumprido minhas tarefas, ainda que tenha de mudar um pouco minha rotina. Por fim, quero manter meus bons olhos, seus erros e defeitos são problema dela e de DEUS.

Significa que ela virou santa e perfeita? Ou eu? Não. Significa que é fácil? Não. Significa ela mudou ou eu num passe de mágica? Não. Significa que nunca mais vou errar? Infelizmente, não. O processo é contínuo e permanente, mas quando o Espírito Santo está em primeiro lugar, onde sempre deve estar, então tudo se torna possível ao que crê e coloca em prática a direção que Ele oferece. Você se vence.

Aprendi novamente a ver a honra que tenho de poder servir a minha mãe, de poder cuidar dela e isso se nota muito mais nos mínimos detalhes do dia a dia. Os resultados são visíveis em você primeiro *-*

A escolha é sempre nossa.





Foto:https://pixabay.com/pt/campo-de-papoulas-brandenburg-50588/

Nenhum comentário:

Postar um comentário