13 de julho de 2017

Obediência






Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”

Romanos 12:21

Diariamente, almoço no restaurante universitário, já que fica mais cômodo e prático para mim. De alguns dias para cá, começaram a servir suco junto com a comida. Mas, a regra é que cada aluno consuma somente 200 ml de suco. Eles orientam que levemos copos e evitemos garrafas, para não passar do limite.

Seja comprando e usando copo descartável, seja com minha garrafa de água (transparente), o fato é que consumo apenas 200 ml. Quando levo o copo certinho, fica mais fácil, contudo, quando opto pela garrafa, marco quanto seria 200 ml de acordo com a capacidade total dela. Prefiro colocar menos suco nesses casos até, para não errar.
Porque estou contando essa história? Porque é impressionante a dificuldade que nós seres humanos temos de obedecer. Fico surpresa como a maioria das pessoas lê as recomendações e não liga. Enche a garrafa de suco, vai se servir mais de uma vez, enfim, desobedece na frente de todo mundo e acha que não é nada demais, só esse errinho não muda seu caráter, não muda o fato de ser uma boa pessoa. Todo mundo faz.
Mas e as outras pessoas que vão ficar sem suco porque você bebeu além do que poderia? E o respeito pela disciplina que lhe foi imposta? Se há desobediência em um gesto tão básico e simples como o de se alimentar, imagina no mais! Como devem ser as atitudes tomadas no dia a dia, nos estudos, relacionamentos? E com DEUS?
A base do Relacionamento com DEUS é a obediência. Precisamos de disciplina para não desviar para a direita nem para a esquerda. O caminho é estreito e não permite jeitinho. Como viver essa Fé se não é possível obedecer nas situações mais simples da vida? Como obedecer a quem não vê se não obedece a quem vê?
O ser humano reclama tanto de DEUS, que Ele não vê, não existe ou está distante, mas agindo desse forma podemos perceber quem afasta quem. Como viver um relacionamento com DEUS sem verdade, respeito e disciplina? Sem estar disposto a obedecer? Muitos podem questionar e achar um exagero (até estarem no grupo dos que ficaram sem suco), mas nunca começamos do fim certo? Uma criança começa lá das letrinhas para quando adulto elaborar tese de doutorado. Como evoluir, como crescer com DEUS se não praticar o simples a,b,c da obediência?
Não há mesmo como culpá-lo por barreiras impostas por nós. Há sim que se começar a praticar e viver os frutos da obediência em cada área de nossas vidas ou optar pelos frutos da desobediência (Deuteronômio 28). Não é uma “ameaça”, mas sim o resultado de nossas escolhas conscientes.
A escolha é sempre nossa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário