27 de novembro de 2012

Costume







No caminho da minha casa para o trabalho, eu vinha pensando a respeito de uma palavra que ouvi; a respeito de muitas vezes fazermos planos sem sequer consultar a DEUS. Vamos planejando nossas vidas e esquecemos daquele que deveria ser nosso Guia.


Então perguntei a DEUS se meus planos, o que eu vinha planejando para mim, realmente eram os planos DELE. Enquanto eu conversava com DEUS, comecei a refletir sobre minhas atitudes e comportamento nos últimos dias, e confesso que aquilo que vi não me agradou nenhum pouco.

Então meu coração sentimental tentou agir, e me culpar, acusar, visando me entristecer e travar. Naquele momento conversei com DEUS e contei a ele toda minha tristeza, meus traumas, medos e receios. Que muitas vezes penso que não vou conseguir ser o que ELE quer que eu seja, que me irrita errar e ficar pedindo perdão pelas mesmas coisas, que isso me consome e parece que nunca vou mudar, não importa o quanto eu lute.

E foi aí que ELE falou comigo. ELE me fez ver que esse era o costume do meu coração, que ELE não espera que eu seja perfeita e que devo lutar contra o que meu coração está acostumado a sentir, além de me fazer ver o quanto eu já havia sido transformada por ELE. Vejam bem meus caros, passamos anos de nossas vidas acostumados a agir de uma forma. Nosso coração sempre reagia da mesma forma diante das situações, porque estava acostumado assim. Quando decidimos mudar, nosso coração não decidiu o mesmo. É como alguém que precisa reaprender um novo comportamento. Não é da noite para o dia, mas com empenho e disciplina se atinge o objetivo.

Sabemos que o coração é enganoso, então, diante das lutas o coração tentará agir da mesma maneira a qual está acostumado, tentando fazer você crer que não mudou, que não vai conseguir. Porém, só de você lutar contra esse costume do teu coração, já demonstra esforço e sinceridade para mudar. A partir daí é continuar disciplinado até alcançar o novo comportamento do seu coração. Não dê ouvidos para sentimentos, não se raciocina com eles e sim com a razão, então, quando as acusações e tristezas vierem, ignore. Você sabe da sua sinceridade.

E, como aprendemos no Congresso Empresarial: “Desistir é a saída dos fracos. Insistir é a alternativa dos Fortes”.


“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”
Jeremias 17:9
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário