20 de janeiro de 2013

Inversão de Conceitos - Dependência







O Bispo Renato Cardoso já explicou, em seu blog, e diversas vezes, esse assunto que trataremos hoje. Mas, analisando sentimentos que vêm a nós em diversas situações de nossas vidas, considerei necessário abordar novamente o assunto.


Como já falei anteriormente, nós seres humanos temos a tendência de ver sempre o “nosso lado” diante de qualquer situação, e, junto a esta nossa característica tão peculiar, temos também o costume de tornar nossas atitudes dependentes de nossos sentimentos.

Exemplos? Um casal ou dois irmãos ou amigos brigam. Aquele que está com a razão, ou melhor, aquele que está menos errado ouve o seguinte conselho: “Resolva essa situação, dê o primeiro passo, peça desculpas e dialogue”. Já deduzimos o que ele ou ela dirá: “Mas eu estou certo, eu fui injustiçado! Eu, eu, eu...” E aí entra a inversão de conceito. Quem foi que disse que uma atitude positiva depende de você estar certo ou errado? Quem foi que disse que o primeiro passo é dependente de sua razão na briga, ou de seu orgulho?

A humildade precede a honra. Ter humildade para dar um primeiro passo rumo a uma reconciliação, agindo com inteligência ao focar o resultado, não depende de você estar em posição de “vítima ou réu” na história. Não espere sentir que deve fazer algo para então fazer. Coração e cérebro não trabalham em equipe.

Outro ponto (e esse se aplica a mim rsrs) é aliar dever e vontade. Tenho de fazer, mas não estou com vontade. É bem parecida com o primeiro exemplo, mas diferente porque no primeiro há a questão dos sentimentos (orgulho, razão, raiva), e neste impera mais a questão da vontade em si, quero e não quero.

Tenho uma tarefa para fazer, seja em relação a casa, estudos ou algo mais. Porém, estou sem vontade. Então, eu pergunto: e daí? Você espera ter vontade de acordar cedo para trabalhar ou ir à igreja? Você espera a vontade de estudar para uma prova? Espera a vontade de cuidar de sua aparência?

Confesso que nunca fui muito vaidosa. Mas, ao ler os posts no blog da D. Nanda Bezerra passei a ter mais cuidado comigo mesma, muitas vezes me vencendo para manter-me fisicamente graciosa rsrs. Eu não espero ter vontade, porque honestamente ela nunca vem kkk, pelo contrário, vem a vontade de descansar, mas eu lembro que eu tenho o dever de me cuidar, então, sigo em frente.

O que deve ser feito, independe de sua vontade de fazê-lo. Vamos parar de transformar tópicos paradoxais e opostos em tópicos dependentes, e assim, fazer o que deve, e muitas vezes precisa, ser feito. 

“Não deis lugar ao diabo.”

Efésios 4:27

Um comentário: