3 de fevereiro de 2013

Amizades






“Da idade de trinta e dois anos era Jeorão, quando começou a reinar; e reinou oito anos em Jerusalém.
E andou no caminho dos reis de Israel, como fazia a casa de Acabe; porque tinha a filha de Acabe por mulher; e fazia o que era mau aos olhos do SENHOR.
Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém; e foi sem deixar de si saudades; e sepultaram-no na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis.”
2 Crônicas; 21: 5-6,20




Assim que me firmei na Fé, e estava começando meu Relacionamento com DEUS, a questão das amizades era um tema constantemente abordado pelo Bispo Macedo. E o caso do rei Jeorão nos faz entender bem por que.


O problema na realidade começou bem antes, afinal, seu pai, o rei Josafá, aliou-se ao rei Acabe, sendo que este não tinha um coração voltado para DEUS e sempre fazia o que desagradava ao SENHOR, instigado por sua mulher Jezabel. 

Aliando-se com Acabe o rei Josafá trouxe o mal para dentro de casa; casando seu filho com Atalia, filha de Acabe, transformando Jeorão e Atalia nos novos Acabe e Jezabel. Como vimos nos versículos acima o rei Jeorão se foi sem deixar saudades. Por aí vemos qual era a situação dele no coração de seus servos e o quanto isso é triste. 

O rei Josafá tentou unir luz e trevas, e como a Palavra de DEUS e o próprio Bispo Macedo sempre ensinam, é mais fácil as trevas escurecerem a luz do que a luz iluminar as trevas; infelizmente. Uma única atitude. Somente uma única atitude, aqui transfigurada em um casamento, foi o suficiente para destruir a descendência do rei Josafá. E tudo poderia ter sido diferente se ele tivesse escolhido melhor suas amizades.

Veja bem, não significa ignorar e tratar mal as pessoas que você conhece. Amizade é amizade. Educação é educação. Lá se vai uma inversão de conceitos, não é?kkk. 

Amizade é convivência, daí surgem ideias, conselhos, desabafos... Surgem opiniões diferentes, formas diferentes de ver a vida (no caso de luz e trevas). Não significa também ver as pessoas como trevas, mas se elas servem as trevas, estão nas trevas, portanto, não poderão te passar nenhuma luz... Como a D. Cris Cardoso disse uma vez, devemos estar com alguém que possa nos passar algo. Algo realmente relevante e proveitoso para nosso futuro.

Se o próprio Senhor JESUS nos ensinou e avisou para termos cuidado a ponto de explicitar isso na Bíblia significa dizer que esse é um assunto realmente sério, não acha? Temos de ter atenção e cuidado com aqueles que nos rodeiam. Uma única atitude errada pode por tudo a perder, como aconteceu com o rei Josafá.

O que é mais importante para você? Essa amizade, ou a Salvação da sua alma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário