12 de fevereiro de 2013

Maneiras de servir a DEUS?






“E fez Joás o que era reto aos olhos do SENHOR, todos os dias do sacerdote Joiada. 
Porém, depois da morte de Joiada vieram os príncipes de Judá e prostraram-se perante o rei; e o rei os ouviu.
E deixaram a casa do SENHOR Deus de seus pais, e serviram às imagens do bosque e aos ídolos. Então, por causa desta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém. 
[...]Porque deixastes ao SENHOR, também ele vos deixará.”
2 Crônicas 24:17-18

“Era Amazias da idade de vinte e cinco anos, quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Joadã, de Jerusalém.
E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, porém não com inteireza de coração. 
E sucedeu que, depois que Amazias veio da matança dos edomitas e trouxe consigo os deuses dos filhos de Seir, tomou-os por seus deuses, e prostrou-se diante deles, e queimou-lhes incenso.
Tu dizes: Eis que tenho ferido os edomitas; e elevou-se o teu coração, para te gloriares; agora, pois, fica em tua casa; por que te entremeterias no mal, para caíres tu e Judá contigo?”
2 Crônicas 25:1-2/14/19


Lamento se me excedi nos versículos para iniciar o post, mas eles são necessários para o bom entendimento a respeito daquilo sobre o que vamos conversar hoje.


Ultimamente tenho observado esse tipo de comportamento nas pessoas, e ao ler esses versículos na Palavra de DEUS, foi como obter um complemento, ou um exemplo prático, para o que eu estava pensando.

Vamos observar o primeiro exemplo. Joás era pra ter sido morto. Sua própria avó matou seus irmãos para usurpar o trono. No entanto, pela misericórdia de DEUS e a atitude de Jeosabeate (irmã de Joás) e do sacerdote Joiada (esposo de Jeosabeate), Joás foi salvo e conseguiu reinar em Jerusalém.  Porém, ele só seguiu a DEUS enquanto estava sob os cuidados de Joiada, assim que estava sem a direção do Homem de DEUS o rei Joás deixou o SENHOR, e foi deixado por Ele.

No segundo exemplo vemos o rei Amazias que apesar de fazer o que era certo, não o fez com inteireza de coração. O que isso significa? Que ele serviu a DEUS apenas quando lhe era conveniente. Quando serviu a DEUS lhe exigiu humildade para reconhecer seus erros e recomeçar, o orgulho do rei falou mais alto e ele também deixou a DEUS. O final desses reis foi triste e em derrota, assim como é a vida longe do SENHOR.

Aqui meus amigos entra o comportamento que falei inicialmente nesse post, um comportamento constante nas pessoas: “Querer servir a DEUS a sua maneira”. E sabe de onde vem isso? Da falta do Encontro Verdadeiro com DEUS. O rei Davi tinha esse Encontro, e por isso humilhou-se perante DEUS quando pecou, porque ele sabia o que era mais importante: O “Espírito Santo”.

O primeiro exemplo (do rei Joás) nos faz pensar naquele tipo de pessoa que tem como maneira de servir a DEUS o sugar a fé alheia. Ela não teve o Encontro com DEUS, mas está do lado de quem teve. Depende do pastor, dos amigos, obreiros, de qualquer um, menos de DEUS. Por isso, quando não tem de onde “sugar” uma direção e tem de agir sozinho, acaba fracassando e mostrando que sempre esteve completamente longe do PAI.

O segundo exemplo (do rei Amazias) nos remete ao ensinamento que o Bispo Macedo muito tem usado para nos alertar: “Àqueles que servem a DEUS por uma benção; que conquistaram ou anseiam conquistar”. Acham que são de DEUS pelas bênçãos que receberam, mas na realidade estão cegos pelo orgulho; incapazes de ver o quão vazios estão. Quando tem de agir, recebem uma “puxão de orelha” do pastor ou de quem quer que seja,  veem ou ouvem algo que lhes desagrada, preferem então ouvir seu orgulho e deixam o SENHOR.

Por isso o Bispo Macedo tanto fala a respeito do Encontro com DEUS, de buscar isso com todas as forças. Com DEUS não se brinca e DEle não se zomba. Você nunca servirá a DEUS do seu jeito. É do jeito DEle ou de jeito nenhum. É 100% ou nada. Se não for assim, você está se enganando.


“[...]porque força há em Deus para ajudar e para fazer cair.” 

2 Crônicas 25:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário