10 de agosto de 2014

A origem dos erros dos outros







“[...] Sempre que procura entender a origem dos erros dos outros, tem uma amostra do que é o verdadeiro amor. Se transformar isso num hábito, será um dos poucos sortudos neste mundo!”

Cristiane Cardoso



Ninguém gosta de ser injustiçado. De ser feito de bode expiatório. Mas nossa vida funciona como um ciclo. Ciclo de situações que acontecem e nos levam a agir por impulso muitas vezes. Quando paramos para entender essas situações pelo ponto de vista dos outros, fica mais fácil perdoar.

Sempre ficava irritada ou mega chateada quando minha mãe era grosseira comigo. Pensava: “Poxa, eu não tenho culpa do que aconteceu com ela. Por que eu que tenho de pagar? Que injustiça!” Então, eu discutia com ela, brigava, reclamava e assim, além de deixá-la ainda mais irritada eu terminava ouvindo mais grosserias da parte dela. Enfim, nada se revolvia.

Até que parei para pensar (não há nada melhor nessa vida rsrs). Procurei compreender os motivos pelos quais ela estava tão chateada. Uma injustiça que ela sofreu no trabalho, excesso de trabalho, stress, cansaço físico e mental, enfim, diversos motivos que a faziam encontrar na raiva a única fonte de alívio. Não digo aqui que isso justifique as grosserias, mas quando eu parei para refletir pelo lado dela, ficou muito mais fácil relevar. Você percebe a simplicidade que é perdoar e escolher se dar para fazer bem.

À medida que eu evitava brigas e discussões, a única opção dela era se acalmar kkk. Ponto pra mim! Ao sacrificar meu sentimentalismo barato e uma ansiedade que me levava a buscar justiça pelas próprias mãos eu aprendi como sair ganhando e ainda fazê-la ganhar também! Não é fantástico?

Quantas vezes você mesmo não está estressado ou chateado por algum problema e busca alguém em quem descontar a raiva? Já parou para pensar que não é o único que passa por esse tipo de situação? Muitas vezes você nem quer descontar raiva em ninguém, mas está tão à flor da pele que isso termina acontecendo. Porque é tão fácil perdoar e compreender a si mesmo e tão difícil fazer o mesmo pelas outras pessoas?

Isso não funciona apenas nesse tipo de situação. Quando percebemos os motivos dos erros dos outros, entendemos que não somos tão diferentes. Que todos somos seres humanos e da mesma forma que ansiamos ser compreendidos, perdoamos e amados, acontece com os demais também.

Que tal exercitar romper o ciclo da raiva de agora em diante?


Nenhum comentário:

Postar um comentário