15 de julho de 2015

Culpados






“Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás,
Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do Senhor não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto.”

1 Samuel 13:11,12


Ao ler o versículo acima e pensar na resposta e na atitude de Saul me foi inevitável pensar na atitude de Davi ao ser repreendido pelo profeta após se deitar com Bate-Seba.

Davi não ficou procurando culpados ou se defendendo, buscando formas de justificar seu erro e minimizar sua culpa. Ele assumiu que antes de prejudicar quem quer que fosse, ele havia ido contra DEUS, agindo de forma desagradável aos olhos do Altíssimo e rasgou o coração e a alma perante o SENHOR em uma oração belíssima e, principalmente, sincera que podemos observar no Salmo 51.

A atitude de Saul me lembrou a reação de Adão e Eva que procuraram culpados por terem comido a maçã ao invés de assumirem que a escolha foi única e exclusivamente de cada um deles.

O rei Saul agiu da mesma forma. Recebeu uma direção do profeta, na verdade uma ordem que vinha do próprio DEUS e desobedeceu. Muito mais preocupado em desagradar o povo e perder seu reinado do que em sacrificar para obter a benção de DEUS na sua luta. O resultado foi justamente o inverso. Sua atitude o fez perder o tão precioso reino, exatamente para Davi.

Todos esses exemplos são na verdade para nos fazer refletir. Para DEUS é muito mais agradável e importante a sinceridade de um coração do que sacrifícios ou culpados. Quando tenho coragem e humildade para assumir um erro perante o SENHOR demonstro onde está o meu coração. Se no medo de perder o que acho que tenho ou se nas mãos do Altíssimo.

Portanto, caso você tenha algo pelo que deseja pedir perdão ao SENHOR, não fique procurando culpados para amenizar sua culpa, seja sincero e humilde perante DEUS e além do principal que é a sua salvação, a eternidade da sua alma, colha para sua vida os frutos da obediência e do sincero arrependimento, como colheu Davi.


“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”


Salmos 51:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário