2 de julho de 2012

O Altar do Holocausto




“Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura de um côvado e meio; e a sua altura de um côvado e meio.

E cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor;”

Êxodo 37:1-2

“Fez também o propiciatório de ouro puro; o seu comprimento era de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.

Fez também dois querubins de ouro; de obra batida os fez, nas duas extremidades do propiciatório.”

Êxodo 37:6-7

“Fez também a mesa de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.

E cobriu-a de ouro puro, e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.”

Êxodo 37:10-11

“Fez também o candelabro de ouro puro; de obra batida fez este candelabro; o seu pedestal, e as suas hastes, os seus copos, as suas maçãs, e as suas flores, formavam com ele uma só peça.”

Êxodo 37:17

“E fez o altar do incenso de madeira de acácia; de um côvado era o seu comprimento, e de um côvado a sua largura, era quadrado; e de dois côvados a sua altura; dele mesmo eram feitas as suas pontas.

E cobriu-o de ouro puro, a parte superior e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor
.”
Êxodo 37:25-26

“Fez também o altar do holocausto de madeira de acácia; de cinco côvados era o seu comprimento, e de cinco côvados a sua largura, era quadrado; e de três côvados a sua altura.

E fez-lhe as suas pontas nos seus quatro cantos; da mesma peça eram as suas pontas; e cobriu-o de cobre.”

Êxodo 38:1-2
Antes de começar a explicar o post de hoje, peço desculpas pelo excesso de versículos, porém, garanto que todos eles são necessários para que possamos compreender o que pretendo passar neste post.

Eu estava lendo o livro de Êxodo, mais precisamente nessa parte, quando os homens de DEUS começam a construir o tabernáculo de acordo com as instruções do próprio DEUS. Sempre que eu lia, percebia que DEUS recomendava cobrir tudo de ouro, como podemos observar acima. A Arca do SENHOR era coberta de ouro, os querubins, a mesa, o propiciatório, o candelabro, o altar de madeira, enfim, tudo coberto de ouro. E se lermos os capítulos seguintes (sugiro que o façam), vemos também que outras partes do tabernáculo eram cobertas de prata.

Porém, o que me chamou atenção foi o Altar do Holocausto. Apesar das colunas do tabernáculo serem de bronze (na minha Bíblia tem bronze e não cobre), o Altar (e tudo ligado a ele) é o único ponto do tabernáculo coberto de bronze. Quando eu li isso fiquei muito curiosa rsrs, eu pensei comigo: “Poxa, o Altar do Holocausto, do Sacrifício, devia ser feito completamente de ouro, uma vez que aprendemos que o ouro é o metal mais precioso, e sempre só os melhores atletas ganham as medalhas de ouro, por que justo o altar ficou com o metal menos valorizado?”.

Com essa curiosidade dentro de mim eu fui pesquisar no dicionário (obrigada pela ajuda mais uma vez Aurélio kkk) o significado das palavras “ouro, prata e bronze”. E confesso que, só para variar kkk, a Sabedoria incrível de DEUS me surpreendeu. Vejamos o que encontrei (vou postar apenas o que encontrei de pertinente ao post, mas fique à vontade para verificar o “Aurélio” mais próximo de você kkk):

 Ouro: dúctil, maleável e denso.

 Prata: denso, maleável e dúctil.

 Bronze: dureza, insensibilidade.

 Dúctil é aquilo que se pode esticar sem romper e denso é aquilo que tem muita massa e peso em relação ao volume. Maleável é aquilo que é flexível. Não sei se sou apenas eu, mas isso me parece aquele tipo de pessoa que aguenta mais um pouquinho, que prefere parecer ao invés de ser. 

Já o Bronze fala por si só não é? Apesar de ser composto de cobre e estanho, elementos que por sua vez possuem algumas das características do ouro e da prata, o Bronze, de acordo com o dicionário, representa dureza e insensibilidade (isso me surpreendeu bastante). Dureza é a qualidade de duro, que por sua vez significa algo que é rijo, árduo, custoso, mas também enérgico e vigoroso, além de ser também aquilo que é insensível, o que nos remete a insensibilidade, que é a ausência de sensibilidade, de sentimentos. Incrível não é? Kkk. O que vai e quem vai pro Altar do Holocausto tem que ser como o Bronze. Firme, decidido, vigoroso. Mesmo que a caminhada seja árdua e custosa. Tem que ser também sem sentimentos. É atitude. É Fé. 

DEUS é Maravilhoso. Percebemos que o Altar do Holocausto não foi coberto de Bronze à toa kkk. Mais uma vez o SENHOR escolhe as coisas loucas desse mundo para confudir as sábias. As "Pessoas-Bronze. Aqueles menosprezados, tidos como os últimos, mas que na realidade trazem dentro de si a rigidez e falta de sentimentos e emoção necessários para vencer.

Que tipo de pessoa você tem sido? Ouro e Prata? Ou Bronze?

Nenhum comentário:

Postar um comentário