12 de setembro de 2012

Provações







“Assim também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão como espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço.
E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao SENHOR, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.
Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do SENHOR; e serviram aos baalins.
Porém tampouco ouviram aos juízes, antes prostituíram-se após outros deuses, e adoraram a eles; depressa se desviaram do caminho, por onde andaram seus pais, obedecendo os mandamentos do SENHOR; mas eles assim não fizeram.
E, quando o SENHOR lhes levantava juízes, o SENHOR era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o SENHOR se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam.”

Juízes 2:3/10-11/17-18

“Tão-somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), pelo menos os que dantes não sabiam delas.”

Juízes 3:2


Minha vida tem sido bastante corrida. Cansada e atarefada. Quando chego a minha casa ainda tenho o que fazer, e honestamente, algumas vezes faço um esforço imenso para cumprir essas tarefas. Lembro-me até da D. Cris agora kkk, pois estou quase caindo de sono aqui, mas tenho de postar a lição de hoje.


Um dia, lendo a Bíblia pela manhã, e após questionar do meu DEUS porque tanta luta e nenhum momento de folga, li esses versículos acima e pude mais uma vez agradecê-lo por sua infinita misericórdia e sua sabedoria. Como é triste e fracassada a vida de quem não tem um relacionamento com DEUS. Temos de tomar posse de nossas vitórias e ELE, em nenhum momento, sequer insinuou que seria “moleza”.

Pelo erro cometido ao não expulsar os inimigos, os israelitas os tiveram por laço, por armadilha, para pô-los sempre a prova quanto à fidelidade de seus corações. Pois bem, uma nova geração apareceu, e não conhecia a DEUS. Como pode? Viviam dentro da presença do SENHOR, sendo tão povo DELE quanto seus pais, pelo menos de nome, mas não O conheciam. 

Isso é mais comum do que imaginamos. Sabemos que a salvação é individual; é o Relacionamento firme e sério de cada um com DEUS. Minha mãe era obreira, brilhava e brilha, exalando o perfume do SENHOR JESUS, mas isso não foi suficiente para que eu fosse Filha. Eu me vejo como os filhos de Israel, eu não conhecia a DEUS.

Pergunto novamente, como pode? Como é possível? E respondo: Graças a “paz”. Os filhos de Israel cresceram colhendo sem plantar. Colhendo as vitórias de seus antepassados, e por isso caíram no erro que muitos caem atualmente, perguntando: “DEUS? Para que? Não preciso de DEUS, está tudo bem”. Confiam-se no Relacionamento de seus familiares com DEUS. Não conheciam a obra que DEUS fizera em Israel, pois apenas ouviam falar, não conheciam de verdade, pois suas vidas não tinham respostas, uma vez que não conheciam a DEUS. Eu vivia assim, vendo o poder e autoridade na minha mãe, mas desconhecendo a obra na minha vida.

E o que isso acarreta? Leva a desobediência, que conduz depressa ao erro, ao pecado, pois se não há comunhão com DEUS, logo, se está seguindo no caminho do diabo, que é aparentemente mais largo e fácil, mas sabemos onde o mesmo termina.

E é realmente triste e revoltante ver o quão inconstante é uma pessoa que não tem um relacionamento com DEUS, confiam-se nas ações dos outros, não tem autonomia e autoridade. Os israelitas dependiam dos juízes para obedecer e serem fiéis a DEUS. Morreu o juiz, morre com ele todo compromisso com o Pai.

Não conhecem as guerras, portanto, desconhecem a perseverança e a experiência. Diante dessa palavra só tenho que agradecer ao meu DEUS pelas lutas e guerras, pois elas demonstram que ELE crê que, juntamente com ELE, tenho capacidade para vencê-las, e assim manter-me constantemente firme e vigilante na Fé, desenvolvendo o meu Relacionamento com ELE a cada dia, sem precisar sugar a Fé alheia.

Quantos “cristãos” e não cristãos vemos hoje em dia vivendo como os filhos de Israel não? E cometendo o mesmo erro que eu, de querer “descanso (paz)”, esquecendo que seremos provados e fortalecidos no fogo, para então sermos chamados “Filhos de DEUS”. Como disse o Homem de DEUS na reunião hoje: “O Filho é Vencedor”.



“E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus.”

Zacarias 13:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário