28 de outubro de 2012

Corrigir o passado?




“Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.”



Hebreus 10:38


Sempre que eu leio a respeito da história de Davi na Bíblia, mais especificamente quando se trata de Mical, não consigo evitar sentir-me triste por ela. A meu ver, Mical poderia ter tido tudo, mas, infelizmente, escolheu não ter nada.


Ela amava a Davi, mas não amava a DEUS. E, sem ELE, não existe amor verdadeiro, amor que perdure. Então, eu ficava pensando em como seria a vida de Mical se ela tivesse amado a DEUS, se não tivesse sido idólatra e orgulhosa. Imaginava então ela como ascendente do SENHOR JESUS, amiga e confidente de seu esposo, a única rainha de Israel, enfim, feliz. Eu ficava tentando consertar em meus pensamentos a vida de Mical.

Diante dessa situação, peguei-me tentando consertar meu passado mentalmente. Ficava imaginando como seria se eu tivesse me voltado para DEUS antes, se eu tivesse aproveitado o fato de ter nascido na igreja e jamais ter me apartado de Sua Presença. Como seria minha vida, onde eu estaria agora (creio que bem mais longe..).

Até que de repente eu acordei. Não posso fazer nada por Mical. Só ela mesma podia se tivesse recorrido a DEUS. Também não posso fazer nada pelo meu passado, nem pelo passado de ninguém. Quantas não são as pessoas que vivem assim não é? Tentando corrigir o que já passou, perdendo um tempo precioso, inutilmente.

O próprio nome já diz, é passado. Acabou, não tem volta. Mas, enquanto estivermos vivos há o presente, e esse sim pode ser usado para mudar o nosso futuro. Nem você nem eu podemos mudar os erros que passaram, as escolhas erradas, os pecados. Mas tudo isso acabou e o que importa, o que DEUS quer de nós, é que plantemos hoje para ter um presente e um futuro com ELE.

Vamos parar com essa mania ridícula de querer mudar o passado, sonhar com o passado, viver no passado. Quem vive no passado, como diz o versículo que inicia o post, retrocede, recua e desiste. Vive preso a uma segunda chance que jamais virá. A segunda chance real nos faz investir no presente, ai sim ainda há esperança. Vamos investir aonde vale a pena.

Deixemos o passado no passado. Morto e enterrado. Nada mais podemos fazer, nem por Mical rsrs, nem por ele (passado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário