7 de outubro de 2012

Reação na Fé - 2







“E depois disto aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.

Então os príncipes dos filisteus subiram a ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata.”

Juízes 16:4-5


Sei que recentemente falei acerca dos pontos fracos, ou as raízes profundas, como você preferir chamar. Porém tenho a necessidade de bater novamente nessa tecla, e explicar porque temos que preocupar-nos em arrancar essas raízes; fechar todas as brechas, enfim, abandonar os pontos fracos.

Já vimos que o ponto fraco de Sansão eram as mulheres. Isso o cegava, e é isso o que o ponto fraco faz. Ele cega. E alguém cego, mais cedo ou mais tarde ruma ao precipício... Cedo ou tarde o ponto fraco destrói aquele que o permitiu persistir ali dentro de si mesmo. Foi o que aconteceu a Sansão e o que quase aconteceu a Davi, se este não tivesse se arrependido, humilhando-se para DEUS e abandonando o ponto fraco, após cometer o pecado com Bate-Seba (não me refiro aqui a ela e sim ao pecado em si), tanto que não lemos mais na Bíblia que ele voltou a cometer um erro semelhante.

A cegueira retira toda e qualquer capacidade de raciocínio. Ao ler a palavra observamos que Sansão enganava a Dalila a respeito do motivo de sua força e imediatamente o que ele dizia a ela acontecia com ele, e quando a tentativa de Dalila fracassava ela vinha cobrar dele a mentira. Muito suspeito isso não? Qualquer um iria parar para pensar: “Poxa, toda vez que brinco com a Dalila, acontece comigo exatamente o que eu disse a ela, e porque será que ela insiste tanto em saber do meu segredo?” Qualquer um suspeitaria, mas qualquer um que não estivesse cego pelo seu ponto fraco.

Quantas não são as pessoas hoje em dia que vivem assim? Preferem não saber a verdade. Aceitam as situações mais absurdas simplesmente porque preferem ceder aos seus pontos fracos e o seu fim é extremamente triste como foi o de Sansão.

A Bíblia diz que ele afeiçoou-se a Dalila, mas não diz que ela sentiu o mesmo, aliás, ao fazer o que fez deixa bem claro que não sentia. E tudo isso porque Sansão preferiu ceder a enfrentar e sentir a dor de arrancar suas raízes erradas mais profundas.

Por isso devemos destruir os pontos fracos, porque no fim das contas são eles ou nós.  O Espírito Santo já me mostrou meus pontos fracos, e já estou na guerra contra eles e não vou perder.

E você? No fim das contas é ele ou você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário